2008-12-10

O Frio Existe?

Um professor ateu desafiou: Deus fez tudo que existe?
Um estudante respondeu: Sim!
O professor replicou: Se Deus fez tudo, então também fez o mal.
E, se nossas obras são um reflexo de nós mesmos, Deus é o mal.
O estudante calou-se e o professor se vangloriou de provar que a fé era um mito.
Outro estudante disse: Posso fazer uma pergunta professor? Sem dúvida respondeu o mestre.

O frio existe?
Claro que existe, nunca sentiu frio?
O rapaz respondeu: O frio não existe. O frio, na realidade é a ausência de calor. Todo objeto pode ser estudado quando tem energia, mas é o calor que faz com que ele tenha energia. O zero absoluto é a ausência de calor, em que tudo fica incapaz de reagir, mas o frio não existe. Criamos esse termo para descrever quando falta calor.

E a escuridão existe? - continuou o estudante.
O professor respondeu - claro que existe ao que o estudante respondeu: A escuridão não existe. A escuridão é a ausência de luz. Estuda-se a luz, mas a escuridão não. O prisma decompõe a luz branca nas várias cores. A escuridão não. Como se faz para determinar quão escuro está um local? Com base na quantidade de luz presente, não é mesmo? Escuridão é um termo criado para descrever quando não há luz.

Finalmente, o estudante perguntou: O mal existe? O mestre respondeu: existe. Vemos roubos, crimes e violência diariamente; essas coisas são o mal.
O estudante respondeu: O mal não existe por si só. O mal é simplesmente a ausência de Deus. É um termo criado para descrever a ausência de Deus. Deus não criou o mal. Não é como a fé ou o amor, que existem, como existe a luz e o calor. O mal resulta da falta de Deus no coração da humanidade. É como o frio que surge quando não há calor ou a escuridão que acontece quando não há luz.

- Escritor anônimo.

1 comentário:

Anónimo disse...

texto fantástico!