2011-03-02

Inevitável


“Cada país tem os politícos que merece”!

De que forma o significado desta frase esta relacionado com a tua vida?
“Nenhuma”.. pois os politícos não a “determinam”. Mas.. de certa forma a resposta “Tudo” também me parece aceitável, pois eles (os políticos) podem “condicionar” toda a tua vida!

Sob um determinado ponto de vista, a motivação existencial de cada um de nós baseia-se em dois simples pólos opostos que potenciam/condicionam a tua vida: "Tu e os Outros".

Qualquer um destes pólos tem o seu grau de complexidade, algo que agora não me apetece abordar, o que neste instante procuro, é o peso do confronto que cada um deles tem na vida de cada um de nós! O que cada um de nós permite que lhe aconteça! O que cada um de nos aceita! O que acontece a cada um de nós, estejamos preparados ou não! O que aprendemos com tudo o que nos acontece! O que cada um de nos vai falar no fim da viagem: do “Eu” ou dos “Outros”!

Todos os dias, sem excepção: me procuro! Todos os momentos que partilho com alguem, sem excepção: procuro perceber! Todos os instantes da minha vida, sem excepção: procuro usa-los para preencher as lacunas deixadas pelos dois pontos anteriores!

Paralelamente a esta senda quase extenuante de procura diária, existe um belo guia, (supostamente) imutável mas com referencias suficientes para esclarecer a maioria das duvidas existenciais suficientemente importantes: esse guia é designado por “História”! Começa pela história de ti próprio, estende-se à história dos teus pais e teus descendestes, prolonga-se com a história de todos aqueles que se cruzam no teu caminho, e propaga-se para o infinito.. a História de todas as histórias que até este momento contribuíram para a história deste mundo!

Quase todos os dias “sem excepção”, encontro nesta história do mundo exemplos de conduta: pensamentos; sentimentos; coragem; força; resilencia; determinação; força.. que comparativamente à minha história me fazem sentir como um “recem nascido”!

“Inevitável”!
Porquê esta palavra: “Inevitável”!?
As razões não são importantes: o que é importante é que sei que vai chegar.. algum dia. E com a mesma certeza vou saber que a atitude que vou tomar vai ser consciente, vou saber se a vou tomar baseada em mim, ou nos outros! Vou saber no instante que acontecer se vou ser um cobarde ou não! Vou saber isso tudo, por saber que os meus olhos não estão fechados, e caso falhe, ignorância é algo que Não poderei apelar em minha defesa, por saber precisamente isso! Que eu sabia!

De todas a s histórias do mundo, esta que deixo aqui é mais uma. Abrange uma pessoa, abrange uma família, os amigos, uma nação, abrange também o mundo, abrange até a ti próprio se não fechares os olhos por assumires que o que se passou aqui, não possa estar a acontecer hoje, de forma diferente em qualquer parte do mundo, incluindo o país onde vives!

Daniel Ellsberg - O homem mais perigoso da America


Ver Documentário

Sem comentários: