2010-01-27

Madalena

Talvez seja o ritmo..
Que parece dar voz ao bater de coração.
Que me leva a crer que todos os momentos do meu dia,
Têm significado.

Talvez seja "essa voz"..
Que parece gritar a força do que sinto.
Que me leva a crer que todos os sentimentos do meu dia,
Têm significado.

Talvez seja a humildade dessas palavras..
Que parecem dar vida ao que não sei dizer.
Que me leva a crer que tudo o que falo, tudo o que calo,
Tem significado.

Talvez seja a força dessas mesmas palavras..
Que exigem o que nunca quis exigir.
Que me leva a crer que esta minha forma de ser,
Tem um significado.

Talvez pudesse ser o apelo a Jesus,
A pedir Perdão!
Mas..
Cristo não espera que lhe peça perdão por "estar vivo".

Talvez seja,
Porque dispensa qualquer explicação,
Qualquer porquê,
Simplesmente, toca-me na alma!




Madalena (Segundo Acto - Tema interpretado por Amália Rodrigues)

Letra de Frei Hermano da Câmara


Eu soube, num sonho, que aí com Simão
Jantáveis, ó Cristo, de faces radiosas
E trago-vos bálsamos, trago-vos de rosas
E trago mil beijos de límpida unção...
Deixai que estas lágrimas tão dolorosas
Vos verta nos pés que iluminam o chão,
Esses pés de marfim,
Que me enchem de santa e fremente paixão,
E lembram as bases do meigo jasmim!...

Quero o eterno amor, quero o eterno amor, um amor sem vergonha,
Sem trave e sem fim, sem trave e sem fim...
Jesus Nazareno, meu sol, meu Senhor, Jesus Nazareno, meu sol, meu Senhor...

Ó Cristo e deixai que esses pés vos alague,
De prantos assim!...
Talvez que este choro os meus crimes apague,
Talvez que esta dor meus remorsos esmague,
Talvez que esta angústia me faça um jardim!

Que eu chore, que eu gema,
Numa dor sem fim,
Aos pés de quem fez da virtude um poema, da virtude um poema!
Deixai que eu enxugue com estes cabelos
Os pés já banhados por dor tão suprema,
E bálsamos verta, talvez porque tema
Que os prantos vos firam os pés com seus gelos,
Com sua postema
E amarga paixão,
Ó Cristo, Ó vidente de meigos anelos,
Jesus Nazareno o perdão e perdão, Jesus Nazareno o perdão e perdão!

1 comentário:

Claudia disse...

O poder destas palavras está para além do que aqui se pode ler.
Ficaram gravadas na minha memória e não podia chegar em altura mais certa!

Obrigada!!