2008-10-30

Consciência

Estou a ler um livro sobre a consciência que está literalmente a queimar-me os neurónios! Isto normalmente acontece sempre que quero perceber algo e por alguma razão esse conhecimento que procuro não “cola” não entra na minha memória, leio e releio, penso e repenso e o resultado é o mesmo: um enorme espaço em branco. Dependendo das situações, ou mudo de caminho, ou o que costuma acontecer, fico a tentar determinar o que me esta a faltar para não conseguir ver o que muitos vêm.

Como explicar o que é a dançar a alguém que nunca ouviu música? Como explicar o que é nadar a alguém que a única água que viu foi em forma de chuva? Suponho que filosofar sobre o assunto dá uma boa ajuda, no entanto é preciso estar muito consciente de que se está a tentar demonstrar algo que sabemos existir porque de alguma forma o experimentamos, a alguém que nunca o experimentou, a alguém que não conhece o que nós conhecemos.

Suponho que o livro que estou a ler tem algum conteúdo que me ultrapassa, isso é algo que vou ter que rectificar por mim mesmo, no entanto não quero esquecer este exemplo, pois alerta-me para o cuidado que devo ter sempre que procuro transmitir algo a alguém que ainda não partilhou o meu ponto de vista, precisamente porque não tem a mesma informação que eu.

Sem comentários: